Melhor opção de compra

Por Martini em 01 janeiro 2022

Categorias:

Não é segredo pra ninguém que o sonho de consumo de muitas pessoas é ter um belo automóvel na garagem. Entretanto, diante de tantas opções existentes no mercado, não é tão simples assim decidir entre um carro zero ou seminovo. Muito menos, saber qual é a melhor escolha.

De bate-pronto, muitos tendem a optar por um modelo zero-quilômetro, principalmente devido ao conforto, aos novos equipamentos.  E, claro, por estar tudo novinho, somente à sua disposição. Contudo, é preciso avaliar outros aspectos. Afinal, normalmente, é mais caro tirar um carro novo da concessionária do que adquirir um modelo seminovo semelhante.

Diante dessa dúvida, reunimos neste artigo tudo o que você precisa considerar para poder fazer a melhor escolha. Confira!

Carro zero

Ser o primeiro dono de um carro novinho é uma experiência muito boa. Não é por acaso que muitos brasileiros têm como sonho de consumo conseguir comprar o modelo do ano e sentir o delicioso cheiro de automóvel novo.

Todavia, existe um ponto sensível, o qual deve ser seriamente considerado: só do fato de tirar o carro da concessionária, dependendo do veículo, gera uma desvalorização de, aproximadamente, 15% do valor.

Isso acontece por diversos fatores. Primeiramente, ano a ano, as montadoras atualizam os modelos de seus carros. Portanto, ao adquirir um zero-quilômetro, muito provavelmente você desfrutará das atualizações mais recentes do modelo. Entretanto, essa não é a única vantagem de adquirir um veículo novo.

Vantagens

Ao adquirir um carro zero, o comprador tem a certeza de que o veículo se encontra em ótimas condições. Afinal, por ser novo, serão remotas as chances de ocorrer problemas no automóvel, o que pode acarretar algumas despesas inesperadas com oficina mecânica. É óbvio que, para mantê-lo em boas condições é necessário fazer manutenções periódicas. No entanto, elas são previstas no manual e apresentam custos tabelados.

Além disso, como as montadoras apresentam um rígido controle sobre a qualidade dos serviços de seus concessionários, o comprador tem a certeza da procedência do veículo. Assim, é praticamente impossível adquirir um veículo roubado ou com problemas ocultos.

O carro recém-saído da concessionária tem, ainda, diversas garantias intactas do fabricante. Entre elas: não foi batido, não passou por nenhum tipo de manutenção ou depreciação e está pronto para você deixar do jeito que gostaria.

Outro ponto a ser considerado é a menor burocracia que o comprador deverá enfrentar para poder rodar com o seu novo carro. Ao adquirir um veículo usado, o comprador deverá gastar o seu tempo para transferir a documentação e fazer vistorias. Situações pelas quais o dono de um automóvel zero-quilômetro não irá enfrentar, pois as concessionárias simplificam esse processo.

Desvantagens

Apesar de ser uma ótima experiência conseguir comprar um carro zero, infelizmente existem algumas desvantagens existentes. A principal delas é a elevada desvalorização que o bem sofre logo após o seu registro. Somente pelo fato de tirar o veículo da concessionária, ele sofre com uma depreciação em cerca de 15% do valor pago por sua compra.

Além disso, é normal o veículo sofrer com uma alta desvalorização durante os seus três primeiros anos. Por isso, caso haja o interesse de trocar o automóvel durante esse período, é recomendado pensar melhor sobre a sua escolha. Não é por acaso que educadores financeiros consideram o carro como um passivo, pois ele apenas proporciona custos.

Carro seminovo

Considerados por muitos especialistas como uma compra consciente e mais vantajosa, um modelo seminovo é um automóvel que foi usado por poucos anos. Como ele já foi desfrutado por outro comprador, normalmente, é possível encontrar boas ofertas com um valor mais em conta.

Como um veículo com até 3 anos de uso ainda tem boas condições, ao adquirir um seminovo, o comprador se favorece dessa depreciação e se beneficia de um automóvel que não exigirá grandes investimentos em consertos.

Além disso, com o valor que se investe em um carro zero, pode-se investir em um modelo superior, mais equipado e confortável, só que seminovo. No entanto, é necessário tomar vários cuidados antes de fechar negócio.

A seguir, reunimos as principais vantagens e desvantagens de adquirir um veículo seminovo.

Vantagens

Sem dúvida nenhuma, a maior vantagem de adquirir um carro seminovo é o valor de compra. Como esse tipo de veículo já sofreu forte desvalorização por não ser mais novo, é fácil encontrar ótimas ofertas no mercado. Em muitos casos, o bem comprado ainda tem a garantia da fábrica por ter poucos anos de uso.

Com o dinheiro necessário para adquirir um carro zero-quilômetro, é possível adquirir um automóvel seminovo mais sofisticado, com uma melhor motorização e com uma maior quantidade de equipamentos. Além disso, quem tem o costume de trocar frequentemente de veículo, ocorre uma perda menor devido à depreciação do bem.

Além disso, caso o motorista não tenha muita experiência na direção, ter um veículo seminovo pode ser uma ótima opção. Afinal, devido à inexperiência é comum ocorrer pequenas batidas, o que pode desvalorizar ainda mais o automóvel. Por isso, os iniciantes terão menos prejuízo ao adquirir um carro desse padrão.

Desvantagens

No entanto, existem algumas desvantagens que devem ser consideradas. Como o veículo já foi usado por outra pessoa, pode ser que o antigo dono não tenha o conservado adequadamente, sendo que é normal surgir a vontade de trocar de carro quando começa surgir muitos problemas no atual.

Por isso, nem todos os automóveis seminovos são comercializados em perfeitas condições. Isso obriga o comprador a se preocupar com outros fatores além do preço. É fundamental saber que é quase impossível encontrar dois veículos desse padrão nas mesmas condições. Isso porque é comum eles apresentarem quilometragem rodada e desgaste das peças diferentes.

Sendo assim, ao procurar por um carro seminovo, é necessário prestar atenção em alguns detalhes importantes:

  • se for comprar o veículo de um particular, veja se é de uma pessoa de confiança;
  • se a concessionária estiver vendendo o seminovo, fique atento com as documentações;
  • procure ajuda de alguém que entenda mais de automóveis no momento da aquisição: pode ser um mecânico de confiança, por exemplo.
Chamar no Whatsapp Ligamos para você